quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Quais empregos esperam quem cursa Dança?

       Algumas universidades, como a Unicamp, aplicam prova de habilidades específicas em seu vestibular. Para ter esse preparo anterior, você pode fazer cursos livres (oferecidos por academias de dança, por exemplo).


       Os cursos superiores de Dança duram, em média, quatro anos. As séries iniciais são orientadas para a formação teórica básica, contemplando disciplinas como fisiologia, anatomia e história da arte. Em geral, todos os estilos são abordados: desde o balé clássico às danças moderna e contemporânea. 

       Se mantiver sua opção pelo bacharelado em Dança, pesquise as estruturas curriculares das instituições de ensino (há cerca de 20 no Brasil).

       Os rendimentos conquistados variam de acordo com a região do país, da projeção da companhia a que o bailarino se filia, da qualificação posterior à graduação, da natureza do corpo de dança (privado ou público), da projeção conquistada pelo bailarino e outras variáveis. Entre em contato com companhias de dança e faça entrevistas com coreógrafos e bailarinos, eles lhe darão referências mais claras e seguras. 

       As mesmas sugestões e análises podem ser aplicadas à formação em Artes Cênicas.

       Comece pesquisando nos sites da Unicamp e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Avalie seus valores pessoais e converse com seus pais. Mas a decisão será sempre sua e envolverá riscos e perdas. Seja qual for, uma dose de coragem é necessária para mantê-la ou alterá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário