sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As melhores do mundo

        O balé clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de balé e também é o que mais adere às técnicas de balé tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o balé russo, francês, italiano e dinamarquês. Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Blasis.
       Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.
        As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

Royal Academy of Dance


Real Academia de Dança (RAD) de Londres, foi fundada em 1920 por um grupo de artistas profissionais da dança reunidos por Phillip Richardson, editor do jornal Dancing Times. A Academia combina métodos e técnicas de dança franceses, italianos e russos para criar um estilo único de balé.
Representando os princípais métodos de ensino e da prática de dança da época, o grupo formou a Associação de Professores de Dança da Grã-Bretanha e pelos próximos dezesseis anos cresceu em tamanho e influência, o que a levou a receber um selo real. No último encontro do Conselho Privado do Rei Jorge V em 1936, a Associação tornou-se a Real Academia de Dança.
Com mais de quinze mil membros em 82 países diferentes, a Academia é uma das mais maiores e mais influentes organizações de ensino e prática de dança do mundo. Seus membros recebem uma revista especializada três vezes por ano e ela tem a maior banca examinadora de balé clássico do mundo, perante a qual cerca de 200 mil candidatos prestam exames durante todo o ano para ingresso nos cursos ministrados.
Muitos dos alunos que se formam na Academia nas primeiras colocações dos concursos internos e internacionais que ela promove anualmente, são convidados depois a se juntarem ao Royal Ballet de Londres.

      Não podemos esquecer de citar também a escola mais conhecida do mundo:
       A Academia Estatal de Coreografia de Moscou (em russo: Московская государственная академия хореографии - abreviado as МГАХ) é uma das mais antigas e prestigiosas escolas de balé do mundo; Localizada na capital russa, tem sede no imponente Teatro Bolshoi.
Informalmente a instituição é conhecida como Academia de Balé BolshoiCompanhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi.
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou. Completou, em março de 2014, quatorze anos desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição. Atinge as mais variadas classes sociais do país. A missão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.
Neste ano de 2014, a Escola conta com 325 alunos, sendo 274 dos cursos técnicos e básico e os demais dos cursos de formação continuada. No total o Bolshoi Brasil tem 20 estados brasileiros representados por alunos na instituição, sendo estes alunos 100% bolsistas. Um orgulho para o Brasil e para Joinville, cidade sede. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um universo em evolução no propósito da formação artística. Com professores russos e brasileiros a instituição forma bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O método utilizado é o Vaganova. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros.
Além de ensino gratuito, os alunos da Escola Bolshoi brasileira recebem benefícios opcionais que dependem dos recursos financeiros da Escola, como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi. A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos mantida pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.

Cursos

  • Curso Técnico de Nível Médio em Dança Clássica
(Parecer CEDP nº 188, aprovado em 14/09/2009)1
  • Curso Técnico de Nível Médio em Dança Contemporânea
(Parecer CEDP nº 349, aprovado em 29/09/2009)1

Matriz Curricular

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Carater; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança; Literatura Musical.

Visitação Monitorada

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está aberta para visitas de segunda à sábado em dois horários: às 10h e 14h30. É necessário agendar a visita antecipadamente pelo fone (47) 3422-4070 Ramal 200 ou pelo e-mail recepcao@escolabolshoi.com.br . Através de visita monitorada todo o espaço físico e a história do Bolshoi no Brasil são apresentados. A taxa é de R$ 4,00. Estudantes e idosos pagam metade e crianças com até 7 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário